• Thati Scomparotti

Casamento casa com costumes: conheça alguns ao redor do mundo

Atualizado: 7 de Jun de 2019

#costumesdecasamento #quattrofotografias #casar #mundo


Corte da gravata, nomes na barra do vestido, jogar o buquê. Quando decidem subir ao altar como costuma mandar o figurino, os noivos sabem que no combo do evento estão os famosos, curiosos e seculares, muitos deles, costumes.

Ao decidir pela cerimônia de casamento, o casal também decide entregar-se ao todo que envolve a atmosfera de união, amor e compromisso. Decide também por um entregar-se ao todo que inclui tradições culturais e religiosas que fazem sentido no dia do sim.

Preparamos este artigo com algumas curiosidades sobre os costumes que falam outras línguas e fazem parte dos matrimônios ao redor do mundo, mas que são, ao mesmo tempo, uma linguagem única que fala de amor. Vem ler!


Pratos e açúcar na Grécia

Talvez ninguém entenda mais de festas que os gregos. Eles adoram festejar e as celebrações por lá duram dias. O mês preferido para casamentos é janeiro, tempo em que se comemora Hera, deusa da fertilidade. O dinheiro para o casal é deixado por amigos e familiares em cima da cama dos noivos.

Antes da cerimônia, a noiva amarra um saquinho com cubos de açúcar em seu vestido com a intenção de adoçar a relação. E, como não poderíamos esquecer, para dar sorte, aquela quebra espetacular de pratos que é o sonho de muita gente (rs).


Imagem do Pinterest

Detalhes e presentes no Japão

A cultura japonesa é cheia de detalhes e significados. Nas festas de casamento, diz-se que a decoração com 1001 origamis de um pássaro japonês garante uma união duradoura e próspera.

Do outro lado do mundo, os pombinhos também ganham presentes de suas famílias, mas os amigos presenteiam com dinheiro, no dia da festa, em envelopes para ajudar a arcar com as despesas. Os japoneses não tem lista de presente e na cerimônia há ainda sorteios e gincanas nas quais o convidados é que levam coisinhas para casa.



Meia furada e fidelidade na Noruega

Se no Brasil a tradição é cortar a gravata do noivo, na Noruega, quem leva tesourada é a meia do noivo. A peça furada é então dada à noiva que deve mostrar ali mesmo suas habilidades como costureira. A brincadeira tem, na verdade, a sua representatividade como um ato que simboliza a fidelidade e a lealdade.


Purificar antes de casar na Índia

Antes de qualquer badalação, na Índia, os noivos passam por uma sequência de rituais para purificação do corpo e da alma. Interessante, não? E os costumes envolvem massagens com óleos perfumados, banhos, mantras e o andar em círculos em volta do fogo por sete vezes.

Para demonstrar sua pureza e doçura, na cerimônia, a noiva oferece iogurte e mel. A já conhecida troca de colares de flores simboliza fidelidade e união. E olha que lá, apesar de tantas diferenças com a nossa tradição mais comum por aqui, na saída dos pombinhos também rola a tradicional chuva de pétalas.


Gostou dessas curiosidades? Cada parte do mundo e cada povo tem sua forma de casar, de celebrar e de materializar suas crenças, superstições e rituais. Mas todos, sem dúvidas, celebram igualmente a união, o amor e a possibilidade de um belo caminho ao lado de alguém.
38 visualizações

Quattro Fotografias 

e-mail site.png
whats site.png
face para o site.png
youtube para o site.png
pinterest para o site.png
local icon site.png
Insta para o site.png

Campinas, SP, Brasil