Quattro Fotografias 

e-mail site.png
whats site.png
face para o site.png
youtube para o site.png
pinterest para o site.png
local icon site.png
Insta para o site.png

Campinas, SP

  • Thati Scomparotti

Dicionário de Casamento

#termos #expressões #casamento

Quando se inicia os preparativos para o casamento se depara com uma infinidade de termos e expressões (com uma pegada em inglês) que nos deixa com aquela cara de “como assim”?

Para não ser pego de surpresa, confere esse dicionário com os principais termos e expressões do Universo do Casamento.



- A –

A de amor ou de

Árvore das Digitais (Fingerprint Tree): Um quadro com o desenho de uma árvore sem folhas colocado no local da recepção do casamento. Cada convidado deve molhar um dedo em tinta colorida (de preferência, um polegar) e carimbar um galho da árvore com a digital, como se fosse uma folha. A Árvore de Digitais pode substituir ou complementar o livro de presenças do casamento.


- B –

Boho Chic: Estilo de casamento pequeno (mini wedding) e informal que une elementos dos movimentos hippie, vintage, rocker moderno e étnico para compor a decoração, trajes, buffet e demais elementos criando um clima moderno e romântico. O estilo tem sido muito usado por casais de noivos jovens e descolados.


Boutonnière – Flor de lapela que o noivo, pais dos noivos e os padrinhos levam pregadas no paletó do terno da cerimônia.


Bridesmaid ou demoiselle – É que algo como “amigas de honra”. É uma versão adulta das damas de honra. O costume não é tão comum no Brasil, mas já tem muitas noivas importando a ideia americana e canadense. Ideal para quem tem padrinhos que não são casais.


Bridezilla: O termo é a junção da palavra “bride” (noiva, em inglês) com “Godzilla”, mítico dinossauro que devastou Tóquio nos cinemas. É aquela noiva surtada, que aterroriza todos com os preparativos do casamento.


Backdrop ou espaço Instagramável: painel para fundo de fotos que pode ser criado de diversas maneiras: com a utilização de grandes lousas, placas de madeira decoradas com flores, portas antigas, entre outros! Pode estar posicionado tanto em locais fechados, quanto abertos, onde os convidados poderão realizar registros com suas próprias câmeras e celulares!


Brunch: Quase o mesmo que um coquetel, porém é servido pela manhã, com itens de café da manhã. Já viu nosso post sobre casar no domingo? Lá tem mais dicas sobre este tipo de buffet.


- C –

Cortejo: é a entrada dos padrinhos e dos noivos para a cerimônia. Geralmente segue essa ordem mãe da noiva e pai do noivo, padrinhos e madrinhas, noivo e sua mãe, damas e pajens, noiva e o seu pai.


Candy Bar/Buffet: aquela mesa de doces preparada com todo o carinho cheia de docinhos e guloseimas para adoçar a vida.


Cocktail dress: é um vestido elegante, de tecido sofisticado cuja barra geralmente vai até os joelhos, usado por mulheres em festas e ocasiões formais que não exijam vestidos de gala. Deve ser acompanhado de sapatos de salto alto e meias finas.


Corsage: é um pequeno arranjo de flores, tecidos ou papel que as mulheres usam preso ao pulso para indicar o quanto são especiais para este grande dia.


Coquetel volante: comum em casamentos com espaços lounge e mesas de apoio, tipo bistrô. Os garçons circulam oferecendo mini porções e finger foods aos convidados. As comidas servidas devem ser de fácil manuseio, pois a maioria dos convidados estará comendo em pé!


Chalkboard cake: são bolos que possuem o efeito de um quadro negro podendo ser personalizados com textos e desenhos realizados pelo artista ou pelos próprios noivos. Remete ao estilo vintage.


Cupcake: pequeno bolo que serve a apenas uma pessoa e tem sido uma tendência para substituir o bolo de corte.


Cake pops: são os famosos bolos no palito podem apresentar cores e adereços que acompanhem a decoração escolhida para a mesa de doces.


- D –

Damas de honra – Não são noivinhas, o termo correto é damas de honra! Geralmente são as crianças da família ou próximas que levam flores e as alianças até o casal.


Destination wedding – É quando os noivos decidem se casar em algum lugar cheio de significados para os dois, mas longe de onde residem. Pousadas e hotéis muitas vezes oferecem essa opção para casamentos além de abrigar os convidados.


Dress code –É um código, uma orientação para que o convidado se vista adequadamente para o evento, em outras palavras “o que vestir”. Aí vão alguns: Social, Esporte, Esporte Fino, Passeio Completo e Black Tie.


DIY – Expressão inglesa “Do It Yourself”, que signica “faça você mesmo”. No Pinterest da Quattro tem várias ideias do que fazer, confira aqui.


- E –

Efeito tattoo: rendas de vários estilos aplicadas sobre um tecido fino e transparente, criam um efeito de tatuagem quando entram em contato com a pele! Este efeito costuma ser utilizado para dar a sensação de continuidade do vestido, de uma forma elegante e delicada!


Elopment wedding: O antigo “fugir pra casar”! Quando os noivos decidem fazer uma cerimônia com pouquíssimos convidados num lugar mais distante, porém cheio de amor. Qual estilo de casamento combina com você, vem por aqui e confira.


- F –


First look ou First Moment: Aquele momento que o casal se toca, ou se vê acompanhados de nós, fotógrafos, para registrar toda a emoção antes dos convidados! É emocionante!


Finger foods: são comidinhas que os convidados podem degustar com as mãos, sem a necessidade de sentar ou utilizar talheres!


Food trucks: já são charmosos por si só, imagina servir o cardápio do seu casamento? Sucesso! Uma grande tendência de casamentos.



- K –

Kit toillet – Pode ser uma caixa ou bandeja deixado no banheiro com itens de emergência: remedinho para dor de cabeça ou enjoo, meia calça, band-aid, grampo, e o que mais você achar necessário.


- L –

Love story: vídeo onde os noivos contam a história de amor e é reproduzido durante a recepção de casamento. Um vídeo emocionante e inesquecível para mostrar aos filhos e netos!


Lettering: sabe aquela caligrafia linda e manual? É isso! O lettering é usado para escrever convites, o save the date, o backdrop e cartões de agradecimento! Em alguns casos pode vir acompanhada de ilustrações, dando um toque artístico à identidade visual do casamento!


Limo: aquela chegada em grande estilo no seu casamento. Limo é uma abreviação de limosine.


- M –

Making of: Aquele registro de toda a emoção dos noivos durante os preparativos do grande dia!


Mini Wedding: É um casamento mais intimista, com até 100 convidados.


Maître: Supervisiona atendimento do buffet's, auxilia na escolha do cardápio e acompanha a organização do espaço, a fim de atender os padrões de qualidade no serviço prestado.


Make bar: é a novidade do momento, uma equipe disponível para dar aquele toque na make up durante o casamento.


Macarons: um docinho francês que pode ser utilizado em substituição ao bem casado ou apenas para completar a decoração da mesa de doces.Os macarrons são uma espécie de biscoitos recheados por uma variedade enorme de sabores cremosos. A principal vantagem sobre o bem casado, é a possibilidade de usar cores no docinho.


Minimalista: a premissa do “menos é mais” é a melhor definição para este estilo! Casamentos cheios de charme e elegância da noiva a decoração do espaço com poucos elementos, cores básicas e aparência clean!


- N –

Nail art: Uma infinidade de possibilidade para as unhas neste dia tão especial. A francesinha e os tons branquinhos fazem sucesso, mas há que goste de ousar.


Naked cake: Continua uma tendência de casamentos para 2020. O naked cake ou “bolo nu”, não possui cobertura deixando o recheio à mostra e pode ser decorado com frutas e flores.


Nave da igreja: Calma, a ideia não é sair voando pela igreja na nave da Xuxa. Nave de igreja é o corredor interno, onde todo o cortejo irá passar até o altar.

- P –

Pre-wedding: um ensaio fotográfico antes do casamento para registrar essa fase dos preparativos. As imagens podem ser usadas no save the date, ou na decoração do grande dia.


Pajens: Aquele que acompanha a dama de honra, ou não. O menino (criança ou não) que leva alianças no casamento.


Papelaria de Casamento: Tudo o que seja de papel, como os convites de casamento, os save the date, os cartões de agradecimento, menús e planos de mesas.


Photobooth: Local ou cabine onde os noivos e os convidados tiram fotografias, com ou saem adereços.


Plano de mesas (Seating plan): Distribuição dos convidados do casamento pelas mesas.


PAX: O mesmo que número de pessoas.


- R –

R.S.V.P. – Do francês Réspondez S’il Vous Plaít, significa “Responda, por favor”. É uma forma de solicitar aos convidados que respondam o convite de casamento ou qualquer outro evento com antecedência, dizendo se comparecerão ou não.


Rústico chique: O estilo de casamento que mistura o rústico com elementos como cristais, lustres, mobiliário requintado, uma boa mistura entre o chique e o despojado.


- S –

Save The Date: Um pré convite que pode ser digital ou impresso, um aviso para os seus convidados já reservarem a data.


Shabby Chic: este estilo de casamento mistura elementos antigos à peças contemporâneas. Cria ambientes românticos dando ênfase ao branco e tons pastel, como o verde água, rosé, nude, entre outras cores. No Pinterst da Quattro tem inspirações pra você que gostou deste estilo!


Scrapbooking: técnica utilizada para personalizar o álbum de fotografias com recortes de fotos, papéis de bala, fitas, convites e qualquer outro detalhe que possa ser colado nas suas páginas! Com isso, o casal também pode guardar outras pequenas lembranças do seu casamento! Se você pretende fazer seu próprio álbum, essa é uma técnica para guardar a memória deste grande dia. Ou você pode utilizar um scrapbooking parta recados durante o seu casamento.


- T –

Trash the dress: É um ensaio que os noivos fazem pós casamento, no qual a proposta é destruir o vestido de noiva, com água, com tinta, com barro... o que a imaginação permitir.


Teaser: são filmes curtos, muito bem editados, que apresentam os melhores momentos do casamento!


Trendy: moderno, atual, que está na moda. Trend o mesmo que tendência.


Testemunhas: São pessoas que assistem ao casamento e que atestam que os noivos não têm nenhum impedimento para se casarem e o fazem de livre vontade.


Topo de bolo: Os novinhos do bolo, que também podem ser pombinhos, ou flores.


- V -

Vintage: este estilo resgata peças e acessórios antigos para a decoração do casamento.


Valet: É o manobrista de carros, responsável por estacionar de forma segura o veículo do convidado sem que ele precise se deslocar para longe da entrada da festa.


- W –

Wedding planner: assessor ou cerimonialista, responsável por toda a organização e supervisão do casamento!


Ufa! Espero que te ajude a não sofrer com qualquer expressão de casamento que você ainda não conhecia!

49 visualizações5 comentários