Quattro Fotografias 

e-mail site.png
whats site.png
face para o site.png
youtube para o site.png
pinterest para o site.png
local icon site.png
Insta para o site.png

Campinas, SP

  • Thati Scomparotti

Dieta de noiva: dicas para desinchar e ter mais disposição e energia para o grande dia

Atualizado: Mar 18



A gente sempre acha que pode perder um quilinho aqui, outro ali. Não adianta. No caso das noivas, essa vontade de querer mudar e subir ao altar sentindo-se melhor é ainda mais forte e, muitas vezes, mais urgente. Diante desse desejo, de um vestido perfeito, é importante ficar atenta para não pirar nem entrar em dietas malucas e prejudiciais à saúde. Vale lembrar que uma alimentação saudável trará resultados não só físicos e imediatos, mas também e, principalmente, internos e duradouros, favorecendo o bom funcionamento do organismo como um todo. O reflexo poderá ser visto e sentido. Pensando nisso, conversamos com a nutricionista funcional da linha integrativa, Renata Fernandes, sobre dicas e orientações para as noivas que querem perder peso, desinchar e ter mais energia e disposição. Vamos lá?


Por onde começar?

Não poderíamos estar em melhor momento. Começo de ano pede uma renovação, uma mudança de hábitos, e uma vontade grande de fazer diferente, de fazer melhor. Mas a gente também sabe que toda hora é hora de olharmos para nós mesmas, certo? Então, vamos lá! No caso das noivas, uma dieta balanceada serve não só para perder peso como também para ganhar energia e disposição, tão importantes no período conturbado dos preparativos para o casamento.

“Para manter-se tranquila mesmo entre tanta ansiedade, ter disposição, sentir bem-estar e ainda reduzir inchaços, a recomendação é consumir alimentos de fácil digestão e ricos em nutrientes fundamentais ao equilíbrio hormonal/metabólico do organismo como: frutas, verduras, água de coco natural, sucos de limão ou maracujá (sempre evitando açúcares ou adoçantes artificiais), castanhas, chás (que são excelentes) e sempre muita água (mínimo 2L/dia)”, orienta Renata.

Como uma opção de dieta para as noivas, a nutricionista indica a dieta low carb para se ter mais energia, disposição e perder peso. “Sempre gosto de preparar melhor a pessoa com suplementação de vitaminas e minerais que, quase sempre, estão em déficit. Geralmente, peço exames logo no início do acompanhamento para adequar as doses, mas vale a pena já incluir pelo menos o mínimo de consumo de nutrientes para otimizar as funções metabólicas”, explica.


O que evitar?

Nessa loucura toda da preparação do casamento, alguns alimentos podem ser evitados, pois acentuam a ansiedade e até estimulam a compulsão ou consumo exagerado A profissional explica que são, principalmente, os alimentos ricos em carboidratos simples e açúcares ou cafeína ou ambos em um mesmo alimento, como no caso dos refrigerantes, por exemplo.

“Os carboidratos simples são os que rapidamente são absorvidos pelo organismo e logo viram açúcar. Eles aumentam a glicemia e desequilibram a parte hormonal causando, inclusive, descontrole da saciedade. Os principais são os refinados como pães, massas, bolos, pizza (especialmente os que contém farinha de trigo, que ainda tem a questão relacionada ao glúten), além de doces como balas, sorvetes e até os sucos (em especial os industrializados, mas vale destacar que os naturais concentrados também tem muito açúcar, próprio da fruta, que também causa inchaço e gases em excesso)”, explica a nutricionista.

Renata fala ainda sobre os produtos que contém lactose, especialmente o leite. “De difícil digestão, atrapalham demais o metabolismo causando inchaço abdominal e desequilíbrios Esses devem ser evitados sempre e em especial pelas pessoas que se sentem estufadas ou tem mais gases após o consumo. Esses alimentos formam a famosa barriguinha”, completa.



O que comer no dia do casamento?

A gente bem sabe que muita noiva não come quase nada no dia do casamento por medo de ficar estufada ou até por conta da ansiedade mesmo. Mas não é legal ficar em jejum e ninguém quer desmaiar no altar, né? Então, a nutricionista recomenda que no dia a noiva se hidrate bastante, beba bastante água, água de coco natural, chá (em especial chá verde, hibiscos, cavalinha, moringa e gengibre) e suco de limão. O melhor é evitar todos os alimentos que podem causar inchaço como refrigerantes, doces, massas e açúcares em geral. “Dependendo do horário, ovos, carnes magras, verduras cruas, legumes cozidos e batata doce podem entrar no cardápio para ajudar e dar energia”, diz Renata.


A Renata Fernandes é nutricionista funcional da linha integrativa e você pode encontra-la aqui: www.renatafernandes.com.br, @rfsnutricionista e http://facebook.com/rfsnutricionista.

E aí, pronta para começar 2019 com uma alimentação mais saudável, com mais disposição e sentindo-se melhor para o grande dia? Compartilhe essas dicas nas redes sociais e leve a informação para mais noivas!

114 visualizações