• Thati Scomparotti

Casamento Sustentável

Atualizado: Mar 18

#casamentosustentavel #ecowedding #casamentoecologico


Muito além de papo de eco-chato, um casamento sustentável é a realidade cada vez mais presente nos casamentos da atualidade, além de ser tendência deste ano.

Nos últimos tempo houve uma grande mudança no estilo dos casamentos: antes grandes, tradicionais e clássicos hoje são mini weddings cheios de personalidades e feito à mão.

O rústico passou a ser tendência e a sustentabilidade uma realidade, pois muito além de moda, cuidar do meio ambiente é proposta de vida de muitas pessoas e levar isso para os casamentos ficou ainda mais em evidência.

Mas por onde começar, o que realmente vale a pena fazer... esse post vai te ajudar e te encher de boas ideias para que seu casamento seja um verdadeiro Eco-Wedding.



E vamos começar?

O primeiro passo rumo à uma celebração sustentável é sempre convencer a família a adotar a sua ideia.

(e aquela pastinha cheia de boas ideias lá no Pinterest salva!)

Feito isso, contratando uma assessoria para te ajudar, nada melhor do que ter um bom profissional para te orientar.

É viável estruturar uma comemoração com impactos socioambientais reduzidos, aliás, muito se engana quem pensa que um casamento sustentável está ligado apenas as plantas e flores, envolve outros itens importantes como a escolha da gastronomia, da papelaria, do transporte, fornecedores e principalmente manter o charme e a elegância que a ocasião exige; do convite à lembrancinha.

Onde e quando?

Depois de escolher uma data, (preferencialmente aquela que tem importância para vocês), começa a procura pelo melhor lugar.

As melhores opções para quem busca um casamento sustentável é lugares que que oferecem uma estrutura completa para a realização da cerimônia e da festa. Assim, facilita a locomoção dos convidados e reduz a emissão de gases poluentes, mas se você optar por fazer a cerimônia em um lugar e a festa em outro, uma dica interessante é contratar um serviço de transporte para levar seus convidados. Incentivá-los a oferecer caronas uns para os outros também é uma boa pedida!

Cerimônias ao ar livre, durante a luz do dia são perfeitos para evitar o consumo de energia elétrica. E um casamento ao entardecer, use velas! As velas trazem um romantismo para o ambiente que fica incrível além de um charme especial para as fotos.

Se sua escolha for por um espaço fechado, verifique se eles possuem iluminação com LED.


Vestido de noiva: será que dá para reciclar?


Talvez sim, uma remodelagem do vestido da sua mãe ou da sua a

vó é uma maneira belíssima de homenagear as mulheres

importantes da vida da noiva.

Caso o seu sonho seja um modelo bem atual, existem vestidos chamados de eco-friendly, geralmente feitos de fibras naturais sem tingimentos. Não é fácil encontrar estilistas que trabalham

com esses padrões, porém, não é impossível. A Ana Paula Turrini, consultora de moda esteve aqui no blog falando sobre várias alternativas para o vestido de noiva, não deixe de conferir.



Um convite à sustentabilidade

É pelo convite que já informamos um pouquinho de como será nosso grande dia, A arte de convidar e informar como mostrar um pouquinho dos preparativos, a nossa identidade visual que seguirá em todo o casamento.

Nada melhor que o convite virtual para dizer o “sim” de maneira sustentável. E você pode personalizar com as fotos do ensaio pré wedding, ou quem sabe um vídeo convite? Inovador, hein?!

Mas se você não quer fugir do tradicional papel, opte pelo reciclado, artesanal, feito com carinho e com alguma proposta social, vou deixar uma indicação bem aqui.

O mais importante é não esquecer do RSVP online e ativo, assim você consegue calcular a quantidade exata de convidados, economizar e evitar desperdícios.


Decorar é uma arte!

Entre as vantagens de se optar por um casamento sustentável é a possibilidade de criar uma decoração única, personalizada com a cara de vocês que ficará evidente nas fotos.

A opção por materiais recicláveis já abre a cabeça para DIY dos casamentos, falamos sobre ele no dicas da Quattro (no Instagram, toda segunda ás 21h).

Com criatividade e boa vontade, latas, caixas, potes de vidro, garrafas podem se transformar em enfeites para a sua decoração, incluindo itens pessoais para dar aquele charme. Falamos um pouquinho com a Maria Orlova, decoradora sobre a decoração sustentável aqui no blog e deixei uma pastinha cheia de inspirações pra vocês aqui.

Pra não dizer que não falei das flores

Se você não abre mão das flores, uma boa alternativa é escolher flores de produtores locais e características da estação e região do seu casamento; vasos plantados e arranjos que não usem a espuma floral serão uma boa opção ecológica.

E caso sua opção seja por uma flor de corte, dar um novo destino para as flores é um diferencial existem projetos sociais que aceitam doações de flores de decoração para reutilizar em asilos e festas nos domingos.

Há várias ideias de decoração sem flor no Pinterest da Quattro que vão te inspirar.

Gastronomia sem culpa

Sem exageros, não é preciso ter um cardápio vegano para ser ecologicamente correto. Opte por itens orgânicos, sem uso de agroquímicos e de produtores locais. Com certeza uma opção bem mais saudável.

Os docinhos e o bolo também fazem parte desta dança. Opções de forminhas em papel reciclado, papel semente, palha, ou tecidos de fibra natural são um charme além de lindas não prejudicam o meio ambiente.

Sem esquecer dos canudos do bar! Existem opções em papel, bambu e alumínio (que já podem ser a própria lembrancinha). Evite o plástico.


Boas lembranças

Tenha em mente que o que vai para o lixo não é sustentável. Pronto, já está aí um bom começo

para fazer a sua escolha.

Optar por algo comestível é sempre uma boa escolha,

os tradicionais bem casados, mel, azeite, temperos, mudas, plantas ou uma eco bag farão com que seus convidados não se esqueça do seu grande dia.


Atenção para os descartes

Contrate uma equipe de limpeza ou procure fornecedores que já façam a separação do lixo reciclável, orgânico e inorgânico da sua festa. Priorize o local que o faça o descarte da maneira correta.


Boas eco ideias

- Casar em lugares como praias e fazendas, aproveitando toda a beleza e iluminação natural.

- Usar reciclados em toda a papelaria (convite, tag de lembranças, save the date, cartão de agradecimento).

- Usar latas de metal e vidro e outros recipientes reciclados, como vasos para plantas naturais, que os convidados possam levar para casa e plantar no quintal.

- transporte coletivo para os convidados.

- Preferir alimentos orgânicos.

- Usar velas com cera de abelha.

- Usar sementes para pássaros, folhas picadas ou pétalas para saída dos noivos.

- Reverter itens de casamento para uma causa social.

- Usar tecidos naturais para daminhas e madrinhas.

- Escolher com cuidado as empresas que você contrata priorizando os que possuem processo que não agridem ao meu ambiente.



Em todos os momentos e não só no seu grande dia, busque aliar alternativas ecológicas à sua rotina.

Desafio vocês a escolher algumas (ou todas) as boas eco ideias que separei para contribuir para um futuro melhor. Deixe nos comentários quais dos 10 itens vocês acreditam que será possível aplicar no seu casamento.

50 visualizações6 comentários

Quattro Fotografias 

e-mail site.png
whats site.png
face para o site.png
youtube para o site.png
pinterest para o site.png
local icon site.png
Insta para o site.png

Campinas, SP, Brasil