• Thati Scomparotti

Dicas de etiqueta para não fazer feio

COMO SE COMPORTAR EM UM CASAMENTO


#etiqueta #sejachique #elegancia #casamento #quattrofotografias



O que pode e o que não é tão legal assim de se fazer em cerimônias e festas de casamento? Longe da gente querer impor regras, mas algumas recomendações em relação ao comportamento dos convidados são sempre bem-vindas para que todos possam curtir o momento ao máximo, sem estresse e sem vexame. Para nos ajudar no quesito etiqueta, contatamos com a colaboração da consultora de imagem e etiqueta, Náthalie Falco, do Vale Uma Dica. Vem com a gente que é sucesso!


O comportamento começa no convite

Ao receber o convite, o convidado já deve se preocupar com os noivos que fizeram questão de que seu nome estivesse ali. “Não existe um manual, existe algo chamado empatia. É preciso se colocar no lugar do casal e respeitar esse momento tão importante. Então, comece confirmando sua presença - no site ou diretamente com a cerimonialista - e programe-se para presenteá-los de acordo com a lista indicada. Caso não tenha lista, você pode perguntar ao casal uma sugestão, sem problema algum. Não há regra para o valor do presente, mas é importante retribuir o carinho aos anfitriões. Vale destacar que o presente deve ser entregue aos noivos antes da data do casamento”, explica a consultora.


Com que roupa eu vou?

Pelo próprio convite é possível saber qual será o tom do casamento se será um evento mais formal e tradicional ou mais descontraído e rústico, por exemplo. Através do convite e das indicações que, às vezes, os noivos colocam, os convidados ficam informados sobre o dress code. “É preciso respeitar a indicação. Caso não esteja claro, pesquise o local da festa e o horário. Se ainda assim restar alguma dúvida, não hesite em perguntar para a noiva. Ela ficará feliz em ver sua preocupação para estar à altura da festa”, recomenda a profissional. Alguns toques quando falamos de trajes, no entanto, são bem sabidos no caso das mulheres: não usar branco de forma alguma nem o tom do vestido das madrinhas, caso haja uma cor escolhida pela noiva.


Chegar na hora certa

Chegar atrasado em qualquer compromisso não pega bem e soa como uma despreocupação com a ocasião. Em um casamento não é diferente. O horário do convite já prevê uma tolerância, mas, independente disso, ele deve ser respeitado. Para não ter erro, pesquise antes o local do casamento, coloque no GPS, veja de quanto tempo será o trajeto e se há estacionamento por perto ou vagas na rua. “O ideal é chegar ao local com pelo menos 15 minutos de antecedência do horário do convite. Assim, você terá tempo suficiente para se acomodar confortavelmente e cumprimentar as pessoas”, afirma Náthalie.


O uso do celular em casamentos

A cerimônia de casamento é um ato solene e formal. Ela foi preparada e pensada em cada detalhe. Tem muito significado para quem está ali e deve ser assistida por quem compartilha dela. “O celular deve estar no silencioso. Claro que não é proibido fotografar ou acessar suas redes sociais, porém, é preciso ter bom senso. Ficar a cerimônia toda vendo seu Instagram demonstra desinteresse. Atender o telefone e sair falando alto é constrangedor. Entrar no corredor para fotografar ou ficar na frente dos fotógrafos é falta de educação. Sabemos que a maioria dos convidados quer registrar também, mas os noivos pagaram por aquele serviço, a prioridade é dos profissionais na hora de fotografar. Espere uma oportunidade em que não irá atrapalhar”, orienta a profissional.


Doces e bebidas com educação e moderação

A mesa de doces é a mais cobiçada por 10 entre 10 convidados. Mas ela é decorativa e deve permanecer intacta até que o jantar ou o prato principal seja servido. “A etiqueta orienta que você aguarde os garçons servirem os doces, junto da sobremesa. Espere esse momento e sirva-se aos poucos. Nada de encher a bolsa, o copo, o prato etc. Na saída, pegue somente um bem-casado. Estes doces são contados pelo número de convidados da festa”, ressalta. Em relação às bebidas, aquela velha recomendação: beba socialmente e intercale copos de água para se hidratar. Comer também evita que o álcool tenha mais efeito. “Divirta-se com moderação e sem exagerados na pista de dança”, finaliza Náthalie.


A Náthalie, do Vale Uma Dica, você encontra aqui óh: @valeumadica e @nbfalco no Instagram e Náthalie Falco no Facebook. Gostou das dicas de comportamento?

Convidados e noivos podem curtir muito mais assim!

Compartilhe nas redes sociais com os outros pombinhos.

0 visualização

Quattro Fotografias 

e-mail site.png
whats site.png
face para o site.png
youtube para o site.png
pinterest para o site.png
local icon site.png
Insta para o site.png

Campinas, SP