
Thati Scomparotti
Gastronomia do Casamento
#buffet #gastronomia #casamento #quattrofotografias
Dizem que comemorar incluí uma mesa farta! Historiadores explicam que celebrar comendo vem dos sacrifícios de animais nas festas religiosas da antiguidade. Como não eram bichos pequenos, para comê-los frescos era preciso comê-los imediatamente. Ou seja, chamava-se todo mundo, os vizinhos e os amigos e virava uma grande festa. (eu ainda me lembro que na família do meu pai, demorou para acabar essa ideia de festa até a comida acabar). Os tempos são outros, e não é preciso grandes sacrifícios para uma boa comemoração. Aliás, hoje temos várias opções de cardápio, incluindo os vegetarianos e veganos.
Preparar a comida para que possamos tirar dela o máximo de satisfação tanto visual quanto pelo sabor é uma arte e em dia de casamento, é a arte da Gastronomia de Casamento.

Comidas diferenciadas, mesa farta e uma mesa posta que chama a atenção dos convidados. Bem que dizem que a gente come com os olhos. É por isso que a gastronomia de casamento está cada vez mais elaborada e deliciosa: para causar impacto e proporcionar uma experiência única no seu casamento.
TUDO COMBINA!

Como uma grande tendência deste ano (e com certeza será para os próximos também) a personalidade, a escolha dos noivos deve aparecer em evidência no também nos sabores do menu. Para isso, é fundamental que o menu e a forma como será servido sejam compatíveis com o perfil dos noivos e convidados, para que se sintam à vontade. Além, é claro, das combinações:
- personalidade,
- Estilo da cerimônia,
- horário,
- local.
PERSONALIDADE
O que combina com vocês?
Menu degustação
Sabe aquela ideia de comer em pé? É isso! Ideal para casamentos mais modernos, no estilo lounge, mesas de bistrô pelo espaço. O ponto positivo é que a festa acontece sem aguardar o jantar, já que as comidinhas vão passar independente dos convidados estarem acomodados ou na pista. E nem é preciso jantar. É um serviço mais informal.
Fingers food
É um estilo bem parecido com menu degustação, porém, dispensa o uso de pratos, com isso, carnes e comidas que precisam de corte não entram no cardápio. Também segue o estilo despojado e informal.
Coquetel
Trata-se de um menu para comer com as mãos. Que pode ser servido por garçons ou em ilhas gastronômicas pelo salão. A ideia principal é não atrapalhar o fluxo das pessoas.
Franco Americano
Esse é o estilo mais comum: onde as entradas são servidas pelos garçons e o prato principal em com réchauds.
Jantar/Almoço Empratado
Aquele menu com a apresentação diferenciada. Elegante. Trata-se de um serviço mais demorado. Combina perfeitamente com o Micro Wedding.
À francesa
Não é comum aqui no Brasil, neste modelo de serviço, temos uma apresentação bastante formal. O convidado fica sentado e o garçom traz a travessa com a comida para que ele se sirva. É mais demorado também.
ESTILO, HORÁRIO E LOCAL

Se vocês vão se casar na praia, um cardápio variado e informal combina perfeitamente. E dá para apostar num menu tropical!
Celebrações diurnas pedem um cardápio leve. Mas se a opção é casar no campo investir num menu orgânico, fresco e local trás a sustentabilidade tão em alta para o seu casamento. E o cardápio pode ser aquele almoço de fazenda, com gostinho de comida de vó ou pratos regionais.
Casamentos no inverno pedem comida quentes, um fondue sopas, caldos, cremes, caldinho de feijão e quem sabe até uma canja.... hum...
Se preferem a linha mais urbana, um mini wedding podem reinventar pratos já conhecidos como o picadinho ou virado à paulista.
Se a brasilidade está em alta nos valores de vocês, dadinho de tapioca, camarão na moranga casam perfeitamente com uma decoração clássica, rústica e elegante.
E ainda temos o bolo e os docinhos e os bem casados para escolher!
QUATTRO DICAS RÁPIDAS PARA TE AJUDAR NESTA ESCOLHA
01 – Defina o número de convidados
A lista de convidados é o que define o tamanho e o orçamento de vários itens do casamento, incluso o buffet.
02 – Experimente!
Traduzir um sonho em sabor não é tarefa fácil. Portanto, experimente! Sugerir o melhor cardápio e serviço que se encaixe ao estilo de vocês é o que vocês devem avaliar nas degustações.
03 – Os serviços incluídos
Atualmente a maioria dos buffets oferecem opções personalizadas o que facilita a vida para escolher o cardápio que vocês mais gostam. muitos fornecedores se diferenciam dos demais não só pelo cardápio ou sabor, mas também pelas opções e especialidades que eles administram e que servem para enriquecer a apresentação das comidas e os sabores. Avalie todos os itens inclusos.
04 – Atenção aos detalhes
Considere a apresentação dos pratos, a cordialidade dos funcionários, a louca, a prataria e principalmente o sabor que vocês sonharam para este dia.
Dá até fome! Mas se tem algo que não pode falhar.... é a gastronomia do casamento!
Tem mais dicas no Instagram da Quattro. Corre lá nos destaques!