• Thati Scomparotti

Casamento com Identidade: como fazer a marca do seu dia

Atualizado: Out 27

#identidadevisual #casamento #marcadocasamento #quattrofotografias


Tudo, tudo mesmo, no seu casamento pode ter um selo, um símbolo, uma linguagem que é como uma estrada que conduz toda a viagem. A identidade visual funciona como um fio condutor que liga e amarra os diferentes momentos e espaços da celebração, tornando algo único e harmonicamente construído. Aqui, os detalhes fazem, realmente, a diferença e, muito sutis, são capazes de impressionar os convidados, mostrando toda preocupação dos noivos em bem recebe-los. Preparamos este artigo com dicas valiosas de quem entendo do assunto, a designer gráfica, Mariana Mira. Siga a leitura e veja como é possível tornar tudo ainda mais especial.


Imagem e Ideia do Pinterest

Por que ter uma identidade visual no meu casamento?

“Tudo que comunica em uma ocasião tem uma identidade”, afirma Mariana. E esse processo de criar a marca do seu casamento pode começar muito antes do sim no altar. A identidade visual pode estar presente desde o save the date, passando pelos eventos pré-casamento, como chás de lingerie, cozinha e despedida de solteiro, e indo até o momento da festa e do pós-evento, com os cartões de agradecimento.

É bastante coisa e quando tudo isso está falando a mesma língua, ou mostrando a mesma carinha, fica mais fácil amarrar e fazer de cada parte uma só. “A escolha da identidade visual deve começar cerca de 9 meses antes da data do casamento e depois da conversa com o decorador, pois é importante que tudo combine, que esteja tudo ligado ao estilo da festa. Primeiro, faço uma entrevista com o casal para entender a personalidade do casal, se é mais moderno, vintage ou clássico, e para saber da essência dos noivos. Depois, desenvolvo um mood board de referências e a partir daí crio as estampas, fontes, imagens personalizadas, cores, enfim, todos os elementos que serão utilizados em vários momentos da ocasião. Tudo super exclusivo e que traduz realmente o casal”, explica a designer.


Imagem e ideia do Pinterest

No convite, nos chás, na cerimônia e na festa: a identidade visual é como um abraço

Ao receber o convite com os dizeres, ao chegar na cerimônia e encontrar lágrimas de alegria ou leques nos bancos, ao ser recebido na festa com tags do setor e ser rapidamente acomodado, ao entrar no banheiro e ter à disposição um kit higiene. Em cada detalhe desses e em cada cuidado desses há a identidade visual do casamento. A forma, o desenho, as letras, os caracteres, as imagens impressas ali recebem, abraçam e dão as boas-vindas aos convidados, que sentem todo esse preparo dos noivos.


Imagem e Ideia do Pinterest

Cadernos para recados e votos dos noivos

Enquanto os convidados se acomodam nos bancos da cerimônia e aguardam o início, eles podem deixar recados aos noivos em um caderno. “O caderno pode ser personalizado com a identidade visual e deixado em uma mesinha com água aromatizada para os convidados se servirem. As mensagens ali poderão ser lidas depois pelos noivos e, certamente, será um momento muito gostoso”, afirma a profissional.

No caso dos votos dos noivos, um caderno especialmente produzido para a ocasião e no qual possam escrever os desejos à mão é, sem dúvidas, uma jeito especial de se declarar. “Depois, quando forem renovar os votos, daqui 30, 40, 50 anos, os noivos terão a emoção de reler tudo que escreveram com suas letras ali. Muito emocionante”.


Identidade visual é a imagem do seu casamento. Ela deve mostrar tudo aquilo que reflete vocês, por isso, merece ser única, exclusiva! A Mariana Mira você encontra aqui óh, @mariana.mira e no marianamira.com.br. Gostou desse nosso artigo? Então, compartilhe nas suas redes e vamos celebrar muito mais o amor em 2019.




46 visualizações

Quattro Fotografias 

e-mail site.png
whats site.png
face para o site.png
youtube para o site.png
pinterest para o site.png
local icon site.png
Insta para o site.png

Campinas, SP, Brasil