• Thati Scomparotti

Manual rápido: Por onde começar?

#dicasparanoivas #quattrofotografias #casamento


Esse é um manual rápido para você começar a organizar seu casamento.


01 - Um par!

Casamento é sonho, mas devemos sonhar juntos. E os primeiros preparativos começam com a decisão de sonhar juntos.


02 - Um estilo definido

Importante definir o que vocês desejam para o grande dia. Por exemplo, já fotografei um casamento que a noiva queria fotos ao por do sol, porém, agendou para as 16:30h em dezembro. Adivinha? Muita gente passando mal por causa do calor e toda cerimônia com sol nos rostos, fizemos fotos ao por do sol depois dos agradecimentos aos convidados no espaço de festa. Definir o tipo de cerimônia que casa com vocês vai ajudar a escolher a melhor data para o casamento.


03 - Budget

Uns dizem que casar é caro, outros dizem que a prioridade é a lua de mel, não importa qual seja escolha, o primordial é ter um valor máximo previsto para gastos do casamento. Casar é um sonho, mas não precisa começar a viver esse sonho num travesseiro de boletos. (deixei algumas dicas de economia aqui).


04 - A data do casamento

Primavera, verão, outono ou inverno, lembre-se que a setembro é o mês de maio do hemisfério sul, mês bastante concorrido. E em maio/junho inclui-se a dificultade de se encontrar algumas flores. (Acessa o link "inverno" aí em cima que tem várias dicas legais sobre casamentos no inverno).


05 - A temível lista de convidados

Calma, a parte que dá mais trabalho, porém, são as pessoas que estarão com vocês neste grande dia. Tem dicas excelentes aqui e pra resumir, separe por grupos, depois anote quem você viu no último ano. A lista de convidados é importante pois ela vai definir os próximos itens do seu casamento.


06 - Divirta-se no Pinterest

Se tem um lugar cheio de ideias legais, com certeza é o Pinterest! Você encontra de tudo, e pode pesquisar vários itens do seu casamento.


07 - Festa de Noivado

Se você ainda não oficializou que o casamento está próximo, esse é o momento. Pode ser uma festa, um jantar à dois, um almoço com as famílias ou o pedido oficial.


08 - Alguém pra te apoiar

Este é o momento para ter alguém que vai ajudar profissionalmente com as suas escolhas e durante todo o seu grande dia. Esse é o momento para contratar uma assessoria ou cerimonial.


09 - Escolha o Local

Um dos primeiros contratos do casamento é o local do evento. O lugar para casar precisa garantir a acomodação de todos os convidados.


10 - O cardápio perfeito

A gastronomia de casamento tem inúmeras possibilidades e sabores. Sabemos que cardápio perfeito envolve não apenas o paladar, mas o olfato e principalmente a apresentação.


11 - Dieta de noiva

É nesse momento que a gente olha no espelho e começa com várias ideias loucas de mudar a cor do cabelo, emagrecer... enfim, não caiam em receitas malucas da fórmula da beleza.


12 - Decoração

Nesta etapa, depois de namorar bastante várias ideias no Pinterest, é hora de definir as flores e a decoração para o seu casamento.


13 - Fotografia e Filmagem

É hora de escolher quem são os responsáveis pelas memórias do seu casamento.


14 - DJ ou banda?

O que vocês preferirem, aproveite para ir a apresentações e eventos para noivos. É oportunidade para ouvir e conhecer bons músicos.


15 - Com que música vocês vão?

Montar a playlist que vai animar a festa, escolher as músicas da cerimônia e eleger os músicos.


16 - O vestido ideal

É hora de bater pernas por aí e experimentar vários modelos de vestido de noiva.


17 - Bolo e docinhos

Uma coisa que as pessoas sempre esquecem é que o bolo além do sabor é cenário para muitas fotos, capricha na escolha! Também é hora de escolher os docinhos, afinal, quem é que resiste aos docinhos do casamento?


18 - A make up para arrasar

É chegada a hora de escolher onde você vai se arrumar a maquiadora e hair stylist para o grande dia. Deixo a dica de que maquiagem de noiva não é qualquer uma e uma boa foto começa numa boa make up.


19 - Casamento com Identidade

As marcas que seu grande dia vai deixar em todos os convidados. A identidade visual do casamento vai definir toda a papelaria do grande dia, os próximos itens a se escolher e decidir.


20 - Casamento Civil

Providencie a documentação para o casamento civil.


21 - Convidar com estilo

É hora de definir os convites e começar a convidar os padrinhos e enviar os convites para quem mora em outra cidade, estado ou pais e vai precisar viajar para o seu casamento.


22 - Os padrinhos

Escolher e convidar as pessoas que estarão a seu lado de deverão permanecer com vocês após o grande dia.


23 - Os bem casados

O docinho mais amado dos casamentos. Afinal, bem casados, bem amados e bem felizes.


24 - Open Bar

Aquela ilha de bebidas para celebrar o casamento. Chegou a hora de escolher. Há várias opções para provar mas lembre-se que as bebidas devem estar alinhadas com o estilo do seu casamento.

25 - Daminhas e Pajens

As crianças dão um charme as entradas, mas atualmente temos a opção de ter os avós como pajens e daminhas e até mesmo um pajem canino.


26 - No topo do bolo

Se você gosta dos noivinhos do bolo, esse é o momento para escolher e encomendar. Os noivinhos fazem parte das tradições de casamento, porém, cada dia mais eles estão sendo substituídos por flores ou até mesmo esquecidos. Se você também não gosta, não se preocupe.


27 - O traje do noivo

Ele também é o protagonista do grande dia, alguns preferem escolher o traje perfeito sozinhos e guardar segredo, outros deixam as noivas palpitarem na escolha. Deixei algumas dicas aqui.


28 - A lua de mel

Alguns dizem que é a melhor parte do casamento, eu garanto que é uma das partes boas de se casar: a comemoração à dois!


29 - O carro da noiva

São tantos detalhes que resolvi anotar aqui para escolher e contratar um carro que vai levar a noiva até o local da cerimônia, caso ela se arrume eu outro lugar. Já levei noiva esquecida pelo irmão motorista! Deu tudo certo.


30 - Momento de despedidas

É hora de planejar a festa de despedida de solteira! Chá bar, chá de cozinha, chá de lingerie ou o que você preferir. Deixei ideias bem legais neste post aqui.



31 - O pré wedding

É hora de fazer as fotos do pré wedding. Vão dizer que é chato, que não vale a pena... mas te garanto que é um momento que ficará guardado em fotos na vida de vocês. Dá pra inovar, dá pra contar parte da história de vocês, além de poder usar as fotos para a decoração do casamento, ou da casa nova.


32 - Noite de Núpcias

Se entre a viagem e a lua de mel ainda tem um tempinho para descansar e repor as energias, é hora de escolher o local ideal para a noite de núpcias.


33 - Acessórios de noiva

Brincos, tiaras, flores, presilhas, pulseira, relicário ...... é tempo de escolher os acessórios da noiva!


34 - Sapatos que não podem apertar

Escolha os sapatos que você irá desfilar no grande dia. É preciso conforto e elegância além de fazer par com o estilo e o local do casamento que você optou.


35 - As lembrancinhas

Se a sua opção não é o bem casado como lembrancinha, é hora de correr atrás do que vai lembrar o seu casamento. As suculentas continuam em voga.


36 - Chuva de amor

Momento de pensar nos detalhes, que tal variar a chuva de arroz na saída da cerimônia? Tem várias opções neste post aqui.


37 - A pista de dança

Como eu falei dos detalhes, tem essa novidade que vai animar a pista de dança! Aliás, pista de dança animada é pista de dança que os noivos estão. Se vocês gostam de adereços, também é o momento de escolher estes itens.


38 - Os votos do casamento

Prepare aquelas palavras especiais de amor para ser ditas (e lidas) na troca de alianças. Esse é um momento de muita emoção os votos do casamento.


39 - Momento beleza

É chegada a hora de cuidar da beleza da noiva! Clareamento dental, sobrancelhas, limpeza de pele, massagens (mas deixe a depilação para a semana do casamento).... aproveite esse tempo para curtir os últimos preparativos.


40 - É hora de curtir e celebrar

É chegado o grande dia! Sorrir e viver intesamente todos os detalhes que você planejou com tanto carinho.



Espero que este guia te ajude a curtir a aproveitar ainda mais todos os detalhes do seu casamento.

0 visualização

Quattro Fotografias 

e-mail site.png
whats site.png
face para o site.png
youtube para o site.png
pinterest para o site.png
local icon site.png
Insta para o site.png

Campinas, SP