• Thati Scomparotti

Um ensaio em Preto e Branco

#pretoebranco #quattrofotografias #fotosdecasal


Dizem que fotos preto e branco são nostálgicas. Talvez, mas ninguém pode negar a capacidade de transmitir com sutilezas toda a emoção e elegância dos momentos.



É claro que eu também gosto da vibração de todas as cores, da alegria, da presença .... a vida é colorida! Mas nossos olhos se distraem e não percebemos os sentimentos nas fotos. A verdade é que a mesma foto pode trazer emoções diferentes seja colorida ou preto e branco.


E vamos lá, o preto e branco foge do que vemos e nos traz a mágica misteriosa e dramática que acontece numa câmera escura. Desde que a fotografia foi inventada, em 1826, a magia dos tons de cinza estão sempre na moda.


O monocromático nos dá a possibilidade de imaginar! Ao assistir ao premiado filme ROMA, eu me recordo das cores da cidade, dos carros, dos vestidos... tudo criado por fabulações da minha cabeça, buscando minhas memórias e emoções para colocar cor em cada cena.


Se a gente for mencionar a psicologia das cores, temos o preto como a cor do absolutismo, do poder; na Fotografia, não é diferente, concedendo elegância e superioridade. Já o branco transmite o oposto, a cor da pureza, da delicadeza e ampliando os sentidos de espaço e percepção. E o cinza, a cor mais presente nas imagens chamadas de “preto e branco”, representa a estabilidade e o equilíbrio.

Um sonho de princesa, ou melhor da fotógrafa que escreve, era fazer um ensaio ou um álbum todo em Preto e Branco. Refletindo aqui, eu já tinha a câmera, o casal .... cliques!




20 visualizações

Quattro Fotografias 

e-mail site.png
whats site.png
face para o site.png
youtube para o site.png
pinterest para o site.png
local icon site.png
Insta para o site.png

Campinas, SP